Alerta! Bahia notifica mais um caso suspeito de intoxicação por metanol
Incidente foi validado por Ministério da Saúde nesta última sexta-feira (17)
Por: Redação
18/10/2025 • 09:13 • Atualizado
O município de São Félix, localizado no Recôncavo Baiano, teve mais uma incidência suspeita de intoxicação por metanol confirmada pelo Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (17), em um Boletim específico em apresentar detalhadamente o panorama de casos no Brasil.
Ainda não foram apresentadas explanações sobre o estado de saúde da pessoa intoxicada na cidade de São Félix. A notificação, aparece depois de duas suspeitas serem descartadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), uma na primeira primeira capital do Brasil, outra em Feira de Santana, segundo município mais populoso da Bahia.
O metanol é considerado um álcool utilizado em solventes e produtos do segmento químico, categoricamente proibido de ser ingerido, pois compromete bastante o fígado, a medula, o cérebro, além do nervo óptico. A ingestão, pode ainda causar cegueira e insuficiência pulmonar e renal.
Intoxicacao Por Metanol 3
Até o momento, o Brasil já registrou 133 casos, sendo 46 confirmadas pelos órgãos competentes e 87, ainda em apuração. A capital paulista continua no topo da lista. O estado acumula 82 notificações.
Veja na íntegra a lista completa dos estados com notificações de intoxicação por metanol:
São Paulo (44)
Pernambuco (23)
Rio de Janeiro (6)
Piauí (3)
Mato Grosso do Sul (2)
Goiás (2)
Paraná (2)
Bahia (1)
Espírito Santo (1)
Minas Gerais (1)
Paraíba (1)
Tocantins (1)
Em relação a mortes causadas por intoxicação por metanol, o Brasil já soma oito óbitos. São seis em São Paulo e duas em Pernambuco.
Relacionadas
